Seguidores do blog... Adoro!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Massagem nos pezinhos....

Umas das coisas que as minhas meninas gostam é quando eu faço massagem nos pés, quase sempre elas pedem antes de dormir. Quer dizer, a Aimêe pede e a Maitê copia, rsrs.
A verdade é que elas relaxam e adoram deitar na minha cama (relaxante natural, hehe) e quando eu faço massagem com creme então, a Aimêe mesmo, acha o must... usou o creme para os pés!
Faço essa massagem quando elas me pedem e porque gostam. Aí lembrei de um livrinho que eu tinha que ensinava a fazer massagem nos pés, tinha a planta do pé toda desenhada, explicando que para cada parte do corpo tinha uma pare nos pés que com a massagem pode livrar de vários desconfortos. Foi aí que comecei a pesquisar isso para bebês e crianças, sei lá, vai que não pode fazer em bebês e tal... mas como eu imaginava, não tem contra indicação, só que assim, como as crianças são mais sensiveis, o toque na massagem deve ser observado.
A técnica de auto-massagem é chamada de Do-In , com os mesmos meridianos da acupuntura, pode-se incluir na rotina diaria, assim como tomar o banho.
O Do-In pode combater ou amenizar vários sintomas, escolhi os que mais a gente (mãe) quer saber:

Insonia
Com a parte gordinha do seu polegar, pressione o segundo dedo do pé da criança - contado a partir do dedão do pé. Mantenha a pressão por até três minutos. A massagem pode ser feita uma vez ao dia, durante dez dias seguidos. Com a melhora do quadro, a massagem poderá ser feita somente a noite antes da criança dormir, em dias alternados, como manutenção.

Prisão de Ventre
Com a parte mais gordinha do seu polegar, pressione a região mais alta do arco do pé da criança, fazendo pequenos círculos. Mantenha a mesma pressão e o movimento durante 3 minutos. Depois, interrompa o movimento durante alguns segundos e volte a repeti-lo por mais dois minutos. A massagem deverá ser feita três vezes ao dia, durante até dois dias consecutivos.

Dor de cabeça
Com o gordinho do seu polegar, pressione o dedão do pé da criança. Mantenha a pressão durante 2 a 3 minutos. Repita a massagem até amenizar a dor, podendo variar entre duas a três repetições.

Congestão nasal
Neste caso, mantenha a criança deitada para facilitar a massagem, e sente-se atrás dela. Utilizando os dois indicadores, posicione um dedo de cada lado do nariz de seu filho e, depois, pressione as bordas do nariz da criança. Mantenha a pressão, realizando pequenos círculos. Depois, conte até vinte e relaxe a pressão. A sensação de bem-estar costuma ser imediata após trabalhar este ponto. A massagem pode ser feita sempre que seu filho reclamar que está com o nariz entupido.

Dor de garganta
A partir do dedão do pé da criança, abaixo da dobra formada, faça pressão utilizando o seu polegar. Mantenha a pressão durante dois a três minutos. Repita a massagem por cinco dias consecutivos

E para que quer só fazer para um bem estar,
Utilizando a parte mais gordinha do seu polegar, faça pressão no dedão do pé da criança e depois repita o mesmo movimento em todos os dedos. Depois, utilize seus dois polegares e pressione-os, simultaneamente, por todo o pé da criança, percorrendo sua extensão. Para finalizar, faça uma conchinha com suas duas mãos, envolvendo o pé da criança. Percorra toda sua extensão, "amassando" seus polegares em direção ao calcanhar do pequeno. Repita esse procedimento de duas a três vezes. Essa massagem pode ser feita sem nenhuma restrição, todos os dias, quantas vezes sentir vontade.

Ai que Delícia, bora massagear os pezinhos!!!



Um comentário:

  1. Hummmm que delícia.... adorei o post. Vamos tentar aqui em casa com os meninos, depois te conto o resultado.
    Super beijo
    Bina
    http://maede2meninos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir