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segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lanche saudável

E começa a semana e a preocupação com o que levar de lanche da escola começa junto. A Aimêe não é de reclamar, mas eu tô incomodada de ficar mandando suco de caixinha, bolinho e biscoitos industrializados. Por isso, pesquisei e montei um cardápio um pouco mais saudável pra ela levar.

Segundo os nutricionistas "O ideal é compor um lanche equilibrado e nutritivo, que contenha um alimento de cada um desses grupos: proteínas, carboidratos e vitaminas e minerais". 
Aí a dúvida do que é proteína, carboidratos e vitaminas e minerais? Aí vão dicas práticas e saudáveis:

Proteínas: Achocolatado em caixinha, leite de soja em caixinha, queijo pasteurizado (Polenguinho) queijo processado.
Não abuse de embutidos do tipo peito de perú, presunto, salame, etc., esses são alimentos ricos em sódio (sal), e conservantes.

Opte por fonte de proteínas ricas em Cálcio como os Laticínios, para preservar a saúde óssea das crianças;


Nem pensar em salgadinhos, mas pode ser caseiros como: Chips assado de Batata Doce, Cará, Inhame e Mandioca. etc

Carboidrato: Cookies integrais, pão, bolos simples caseiros, barrinhas integrais, biscoito salgado integral ou assado. Fruta fresca, Seca (Desidratadas , Liofilizadas e sem açúcar), Geléias (sem açúcar e sem adoçantes ).

Vitaminas e mineraismaça,  Água, Água de Coco, Chás, Sucos de Frutas Naturais ou Polpa ou Caixinha sem açúcar.

O que podemos fazer para incentivar as crianças a comer doces saudáveis é sempre incluir frutas frescas.

Caso não seja viável optar por sucos naturais, opte pelos sucos de Caixinha sem Açúcar como Maça Yakult e Uva Integral.

Frutas é sempre uma ótima opção mas, tome cuidado com o seu armazenamento. Uma dica é embalar no papel toalha ou plástico as frutas mais sequinhas e com casca como: banana, maçã, tangerina, pêssego, nectarina ou pêra. Para as frutas pequenas ou que amassam facilmente, como o morango, a uva... coloque em um potinho para não prejudicar a aparência.

Os produtos industrializados são ricos em gorduras e açúcar, então fuja dos recheados e invista nos cookies e biscoitos integrais, barrinha de cereal. Os bolinhos prontos também não são os mais saudáveis, faça em casa um bolo em casa, pode ser fim de semana pra quem não tem tempo durante a semana.

Dicas que valem anotar

Faca um cardápio para facilitar as compras semanais e o preparo.

Uma lancheira térmica, assim você pode preparar um dia antes os sanduíches e embalar com papel alumínio ou  plástico filme e colocados em potes plásticos. 

O suco Natural, poderá ser pré preparado e congelado em forminhas de gelo, ao montar a lancheira coloque no copo os cubinhos, na hora do intervalo o gelo haverá derretido e seu filho terá um suco fresquinho e natural para beber.


Para fugir dos sucos de caixinha pode comprar polpa de fruta e fazer antes de ir para a escola, coloque numa garrafa térmica. Os sucos de vitamina C duram até 4 horas já os de abacaxi,  açaí, acerola, melancia e maracujá ficam até 6 horas sem oxidar. Pra quem não tem como fazer o suco na hora, congele suco em forminhas de gelo e coloque congelado na garrafinha, ate a hora do lanche estará descongelado e pronto para beber. Uma garrafinha com água mineral também cria o habito de beber água durante o dia, principalmente para os que ficam em período integral na escola.

Os iogurtes e derivados do leite (requeijão) são ótimas opções, mas tem que prestar atenção com o calor, devem ser colocados na geladeira assim que chegar na escola, caso não ter essa opção é melhor deixar para um dia de frio. 



·  Faça Bolinhos Integral (em forma de cupcake) e congele, tire um dia antes de servir do congelador e mantenha em geladeira.
·    Alterne o tipo de pão para não enjoarem (integral, bisnaguinha, pão de leite...)
·  Clica aqui que tem dica de bolo de cacau com banana integral, bem gostoso e super saudável do blog Delícias do Dudu. 


Cardápio semanal Lanche Escolar:
Eu montei um cardápio semanal para vocês se inspirarem e claro os alimentos podem ser substituídos, de acordo com a preferência da criança.


Segunda-feira:  Bolo de cenoura ou integral, leite fermentado e 1 fruta.

Terça- feira: Água de coco, 1 barrinha de cereal, 1 banana.

Quarta-Feira:  Suco soja de laranja de caixinha, pão integral com peito de peru, 1 nectarina.

Quinta-Feira: Cookies integral com gotas de chocolate, suco de maracujá, banana.

Sexta-feira:  Suco de melancia, bisnaguinha com geléia de fruta, 1 maça.