Seguidores do blog... Adoro!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sem fraldas

Lembram que eu tinha comentado que tava pensando em tirar as fraldas da Maitê?? Pois é comecei pra valer segunda-feira, dia 18/02/13. Muito já li e ouvi que devemos esperar os bebês estarem maduros para tirar as fraldas sem estresse.... que eles dão sinal que querem tirar as fraldas e que deve ser sem pressão.

Foi aí que logo depois que ela fez 2 aninhos pensei em fazer como fiz com a Aimêe, assim que acordava, já colocava no penico só pra treinar... mas com a Maitê não deu certo porque ela não queria brincar de ir no Pooh, como a gente fala p/ penico, rs.
Pensei que seria mais dificil que eu pensava, mesmo vendo a mana ir ao banheiro, não tinha despertado a vontade de fazer igual.

E nessa semana de muuuuiiitoooo sol e calor, não quis perder a oportunidade de tentar. E aí segunda-feira, deixei ela só de calcinha e expliquei que era pra fazer xixi e coco no pooh, ela concordou e foi.... foi todas as vezes de xixi no chão da sala, hehe. Mas como já estava preparada para o pior, embora na tpm, estava bem paciente, coisa de Deus mesmo, kkkkk.

Continuamos e a tarde depois da soneca da tarde, coloquei ela no Pooh e fez xixi, comemorei e parabenizei ela e ela ficou toda animada!! E daí foi, terça-feira fez tudo no Pooh (xixi e coco), claro que de hora em hora eu levava ela, foi o tempo que  percebi que era o intervalo de um xixi e outro; faço propaganda das calcinhas (personagens) digo que é bonita e que não pode fazer xixi na personagem, rs... já hoje ela pediu pra fazer sem eu ter que levar e mais... tá aguentando mais de 1,5h, as vezes dá uma escapadinha e vejo que a calcinha tá umida, mas pra quem achava que não ia dar certo, tô mega feliz, tenho certeza que vou desfraldar nesse verão.... dependendo do andar da carroagem, em março tiro a fralda noturna!!!
Então a minha experiencia foi de esperar, hoje com 2 anos e 5 meses e no verão a tentativa deu super certo... no nosso caso não custou tentar né?!! ;)

Então minhas dicas pra quem quer tentar o desfralde são:

* Primeirissima: Se eles pedirem, manda bala.
* Salvo a "primeirissima"dica, depois dos 2 anos eles compreendem melhor;
* ter paciencia.
* No verão é mais fácil e prático.
* escolher um penico ou acento que eles gostem e se adaptem
* elogiar cada conquista no penico
* dar tchau para o xixi e o coco quando dar a descarga
* comprar calcinhas ou cuecas de personagens que eles gostam também ajuda
* E no começo, quando sairem e demorarem muito fora de casa, não se estresse e não estresse a criança, põe a fralda pra não correr o risco ;)  comigo deu certo. Boa sorte!!!

* Um relato bem legal de desfralde usando a técnica  da recompensa com adesivos:

Mamães que estão passando dificuldades com o processo de desfralde dos seus pequenos, tenho uma dica que foi infalível aqui em casa!
Meu filho tem 2 anos e 10 meses e desde novembro venho tentando o desfralde, até pouco tempo sem sucesso algum. Tentei de tudo, sem pressionar demais, pra não gerar ansiedade e insegurança nele.
Já estava apelando e procurei muitas dicas na net..rs, até que encontrei um caso em que a mãe fez um cartaz de incentivo que havia funcionado com o filho, como não sabia mais o que fazer, resolvi tentar, comprei uma cartolina bem grande e muuuuitas cartelas de adesivos de carros, de personagens que ele gosta (encontrei tudo na Desetecnica, num precinho bem legal), desenhei uma tabela na cartolinha com grades pequenas (para xixi) e grandes (para cocô), e decorei com fotos que imprimi da net com imagens de meninos usando o peniquinho. Meninas, acreditem, quando ele viu o cartaz e eu expliquei as regras da "brincadeira" ele ficou endoidecido...rs queria fazer xixi o empo todo para ganhar os adesivos e colar no cartaz, para cada xixi no lugar certo ganhava um adesivo menor e para cocô, um super adesivo. Depois de duas semanas ele estava totalmente desfraldado durante o dia, o que tentei de diversas maneiras durante meses, consegui com o incentivo correto. Claro, que cada criança reage de maneiras diferentes, mas vale a pena tentar. Hoje ele já faz xixi sozinho na escola, aqui em casa tbm vai sozinho ao penico, coisa mais fofa...rs Bjos! 
Edinete Appel (do grupo Mamães de Joinville)


3 comentários:

  1. O motivo que escolhi para desfraldar a minha filha quando ela fez 2 anos foi porque eu estava de férias...e tem dado certo, graças a Deus! Menos a noite, que ela continua de fralda, mas fale a verdade: é um alívio parar de comprar tanta fralda, né?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!

    Paciência na tpm é coisa de Deus mesmo, rs.

    Aqui já vou comprar um piniquinho, o Pititico já avisa quando vai fazer xixi ou cocô.

    As dicas estão ótimas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gente, espero que pra mim seja tranquilo XDDD como parece estar sendo aí!

    ResponderExcluir