Seguidores do blog... Adoro!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sem fraldas

Lembram que eu tinha comentado que tava pensando em tirar as fraldas da Maitê?? Pois é comecei pra valer segunda-feira, dia 18/02/13. Muito já li e ouvi que devemos esperar os bebês estarem maduros para tirar as fraldas sem estresse.... que eles dão sinal que querem tirar as fraldas e que deve ser sem pressão.

Foi aí que logo depois que ela fez 2 aninhos pensei em fazer como fiz com a Aimêe, assim que acordava, já colocava no penico só pra treinar... mas com a Maitê não deu certo porque ela não queria brincar de ir no Pooh, como a gente fala p/ penico, rs.
Pensei que seria mais dificil que eu pensava, mesmo vendo a mana ir ao banheiro, não tinha despertado a vontade de fazer igual.

E nessa semana de muuuuiiitoooo sol e calor, não quis perder a oportunidade de tentar. E aí segunda-feira, deixei ela só de calcinha e expliquei que era pra fazer xixi e coco no pooh, ela concordou e foi.... foi todas as vezes de xixi no chão da sala, hehe. Mas como já estava preparada para o pior, embora na tpm, estava bem paciente, coisa de Deus mesmo, kkkkk.

Continuamos e a tarde depois da soneca da tarde, coloquei ela no Pooh e fez xixi, comemorei e parabenizei ela e ela ficou toda animada!! E daí foi, terça-feira fez tudo no Pooh (xixi e coco), claro que de hora em hora eu levava ela, foi o tempo que  percebi que era o intervalo de um xixi e outro; faço propaganda das calcinhas (personagens) digo que é bonita e que não pode fazer xixi na personagem, rs... já hoje ela pediu pra fazer sem eu ter que levar e mais... tá aguentando mais de 1,5h, as vezes dá uma escapadinha e vejo que a calcinha tá umida, mas pra quem achava que não ia dar certo, tô mega feliz, tenho certeza que vou desfraldar nesse verão.... dependendo do andar da carroagem, em março tiro a fralda noturna!!!
Então a minha experiencia foi de esperar, hoje com 2 anos e 5 meses e no verão a tentativa deu super certo... no nosso caso não custou tentar né?!! ;)

Então minhas dicas pra quem quer tentar o desfralde são:

* Primeirissima: Se eles pedirem, manda bala.
* Salvo a "primeirissima"dica, depois dos 2 anos eles compreendem melhor;
* ter paciencia.
* No verão é mais fácil e prático.
* escolher um penico ou acento que eles gostem e se adaptem
* elogiar cada conquista no penico
* dar tchau para o xixi e o coco quando dar a descarga
* comprar calcinhas ou cuecas de personagens que eles gostam também ajuda
* E no começo, quando saírem e demorarem muito fora de casa, não se estresse e não estresse a criança, põe a fralda pra não correr o risco ;)  comigo deu certo. Boa sorte!!!

* Um relato bem legal de desfralde usando a técnica  da recompensa com adesivos:

Mamães que estão passando dificuldades com o processo de desfralde dos seus pequenos, tenho uma dica que foi infalível aqui em casa!
Meu filho tem 2 anos e 10 meses e desde novembro venho tentando o desfralde, até pouco tempo sem sucesso algum. Tentei de tudo, sem pressionar demais, pra não gerar ansiedade e insegurança nele.
Já estava apelando e procurei muitas dicas na net..rs, até que encontrei um caso em que a mãe fez um cartaz de incentivo que havia funcionado com o filho, como não sabia mais o que fazer, resolvi tentar, comprei uma cartolina bem grande e muuuuitas cartelas de adesivos de carros, de personagens que ele gosta (encontrei tudo na Desetecnica, num precinho bem legal), desenhei uma tabela na cartolinha com grades pequenas (para xixi) e grandes (para cocô), e decorei com fotos que imprimi da net com imagens de meninos usando o peniquinho. Meninas, acreditem, quando ele viu o cartaz e eu expliquei as regras da "brincadeira" ele ficou endoidecido...rs queria fazer xixi o empo todo para ganhar os adesivos e colar no cartaz, para cada xixi no lugar certo ganhava um adesivo menor e para cocô, um super adesivo. Depois de duas semanas ele estava totalmente desfraldado durante o dia, o que tentei de diversas maneiras durante meses, consegui com o incentivo correto. Claro, que cada criança reage de maneiras diferentes, mas vale a pena tentar. Hoje ele já faz xixi sozinho na escola, aqui em casa tbm vai sozinho ao penico, coisa mais fofa...rs Bjos! 
Edinete Appel (do grupo Mamães de Joinville)


Eu usei essa técnica de adesivos com a Adele e foi quase um milagre! Deu super certo ;)


3 comentários:

  1. O motivo que escolhi para desfraldar a minha filha quando ela fez 2 anos foi porque eu estava de férias...e tem dado certo, graças a Deus! Menos a noite, que ela continua de fralda, mas fale a verdade: é um alívio parar de comprar tanta fralda, né?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!

    Paciência na tpm é coisa de Deus mesmo, rs.

    Aqui já vou comprar um piniquinho, o Pititico já avisa quando vai fazer xixi ou cocô.

    As dicas estão ótimas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gente, espero que pra mim seja tranquilo XDDD como parece estar sendo aí!

    ResponderExcluir