Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

(Des)Embarque nesse Carrossel

Minha filha de 6 anos, recem completados, que no inicio de setembro, ela chegou da escola e perguntou que canal que era o Sbt.
Dificilmente assistimos canais da tv aberta, na verdade, eu que acabo assistindo mais, por causa da Gabriela que gosto por demais, fora isso assistimos de vez em quando o jornal nacional, mas a maioria é canal infantil, esportes, filmes e variedades.
Retornando a pergunta da Aimee, respondi qual era o canal e perguntei o porque... ela respondeu que eles brincaram de Carrossel na escola e ela foi a Alicia, queria ver quem era, por isso.
Já de cara não gostei da ideia, primeiro porque brincar de novela não é brincadeira, ser quem nem sabe quem é pior ainda e o pior é que achou legal....
Sei que tudo não passa de uma brincadeira de criança, mas a escolha dos personagens não foi feito de libre espontanea escolha de cada um.
Com insistencia acabamos assistindo a tal novela pra criança. Tem criança que sofre por não ter a mãe, outra se acha a melhor da sala porque o pai é médico, outro por ser negro se sente mais feio que os outros, um é mais levado, outra é mais levada, tem o inteligente, e a que se destaca nos esportes. Além da professora que é quase perfeita. Eu sei que existe todos esses perfis, que é coisa pra criança e tal.
No fim a Alicia é a menina que tem as caracteristicas fisicas  bem parecida com a Aimee e felizmente ela gosta de esporte e se destaca na turma por isso; mas se fosse ao contrário, se ela fosse a que era a mais gordinha, ou qualquer outra que enfrentasse algum "problema", bulling... sinceramente, não gostei que a Aimêe ficou ligada na novela, primeiro porque vai ficar achando que é a Alicia, segundo porque temos que assistir com ela (pra explicar determinada situação).
A trama se passa com crianças que estão no quarto ano, ou seja, são mais velhas que a Aimêe, entenderam?? Não que a novelinha seja de todo ruim, são crianças, mas ainda não é pra idade da Aimêe. Porém como as amiguinhas da escola assistem, acabou ficando na curiosadade. E como acho que proibir é pior, deixo assistir mas fico junto. A novela começou em maio, ufa, pelo menos pegamos na metade e não do começo, espero que logo termine :)
Não sou careta nem extremista com novela, não eu também gosto, mas a questão é que pra uma menina de 6 anos tem coisa melhor pra fazer brincar, sem querer ser ninguém além dela mesmo... como explicar de maneira que não seja aquela mãe chata!? Por isso que deixei ela assistir.
O que me fez pensar (me preocupar) mais ainda foi que isso é so o começo, imagina uma novela do Sbt... tranquilo. Agora imagina quando começar a adolescencia mesmo, amigas, mamãe por fora da roda das conversas... OMG!! Estarei de olho, com certeza!
E vocês o que acham?

8 comentários:

  1. Tbem acho que a primeira vista, pode não ser nada demais brincar de personagens de novela, mas tbem acho que tem brincadeiras mais legais e específicas para as idades das crianças. Brincar de personagens de novela pode não ser legal, pois acredito que a criança vai achar que a vida dela pode ser uma tbem e vamos combinar que novela nenhuma tem bons exemplos a serem seguidos. O jeito é ficar de olho e se cercar de cuidados, né! bjo

    ResponderExcluir
  2. Menina vivemos as mesmas coisas, rs. Essa semana a Isa me perguntou sobre o Carrossel, expliquei e tudo ficou por isso mesmo. Ontem ela chegou louca para ver e disse que era às nove, estranhei por ser tarde, mas ela errou o horário e não vimos.
    Eu assisti quando era criança a versão mexicana e parece que é moda entre as crianças essa tal novela, mas com vc falou ela já deve estar no fim, rs.
    Bjs

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não é pior que a Mexicana porque a novela não é dublada, mas as falas... são bem fraquinhas :)

      Excluir
  3. Olha, as vezes infelizmente as crianças usam de maldade, lembro que quando era criança e tinha chiquititas tinha ate porrada pra ser a principal, fora que sempre tinha a menina que ficava com o papel mais "feinho" da novela, questão de vigiar mesmo, ta super certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E detalhe Meriene, Chiquititas é próximaaaa, haaaaaaa naaaaoooo :p

      Excluir
  4. Não acho sua atitude careta, muito pelo contrário, que todas as mães/pais fossem assim o mundo não estaria perdido e muitas crianças estariam em melhor estado e bem encaminhadas, né? E pode ficar tranquila que nem sempre a mãe sai da roda das amigas da filha, é só conversar sobre TUDO na idade certa e dizer que você sempre vai estar do lado dela.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Esta questão é delicada.
    Acredito que não temos comos impedi-los de assistir o que consideramos inadequado.
    Sua postura me parece correta, orientar, conversar, explicar as situações.
    E com outras opções mais interessantes talvez ela opte por algo mais legal.
    Boa sorte, sei que em breve estarei neste estágio com a Mi.
    bjus


    Http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não é ser careta não... também acho isso preocupante... a Aimêe pegou uma personagem boazinha... mas as outras crianças??? Não é legal proibir... mas tenta fazer outra coisa com ela no horário da novela, para ela se distrair. E com certeza a conversa é a melhor forma de ensinar o que é certo e o errado. Converse com ela sobre cada tema passado e que certas coisas não são assim, como eles mostram.
    Super beijo
    Tia Bi

    http://maede2meninos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir