Seguidores do blog... Adoro!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

BC: Licença Maternidade não é Férias!


Blogagem Coletiva "Licença Maternidade Não é Férias"




A louca aqui já tinha postado e aí quando vi que tinha publicado retirei do blog e hoje, na data certa, Feliz em participar da BC proposta pelas Mamães em Rede. Licença Não é Férias!!

Como assim férias?? Sim, teve gente que me ligou no meu período de licença e perguntou: Como estão as férias!? AAhhh, fala sério, que brincadeira sem graça essa.

É lei que mães e bebês de até 4 meses fiquem de licença (remunerada) para amamentação e adaptação. Em alguns Estados do Brasil, funcionárias públicas tem essa licença estendida para 6 meses; algumas empresas privadas também, mas são poucas.

Aos desinformados, durante a licença maternidade eu dormi bem menos do que se estivesse em férias. Amamentei o bebê, levei ao pediatra, levei para dar as vacinas, dei banho, sobrevivi ao perído difícil das cólicas, recebi visitas a qualquer hora e ainda tentei arruma a casa e o cabelo e não "namorei" durante 40 dias... pensa que é fácil?! E eu não tô brincando, o assunto é sério.

E como estava de licença e não de férias, acabava me preocupando também com o trabalho da empresa, mesmo sabendo que tinha deixado tudo encaminhado, ainda assim, me coloquei a disposição, se precisassem de algo, poderiam me ligar a qualquer hora. Pelo o que eu sei, nas férias tem gente desliga o celular. Na época, lembro que me ligaram só uma vez, de resto, me deixaram bem tranqüila durante a licença, por um lado, é estranho, ninguém precisa de você, você não faz diferença, mas esse não é o foco, ao final da licença maternidade tentei negociar minha demissão, mas sei que não é simples, e aí eu acabei pedindo a conta por vontade própria.

Durante a licença é tudo muito intenso, você tem que cuidar do bebê e muitas mães que retornam ao trabalho fora, tem que fazer a adaptação nos maternais, introduzindo a mamadeira, procurando babás! Parece que quando as coisas vão ficar mais fáceis e até mais divertido, que é a partir do quinto mês, que o bebê já tá dormindo um pouco mais, interage mais com os pais, fica mais engraçadinho, temos que voltar a trabalhar.

É durante essa licença que damos o alimento mais importante para a saúde do bebê: o leite materno, e as que nem sempre conseguem, suprem isso dando todo o carinho e amor, estabelecendo o vínculo com seu bebê.

Infelizmente, muita gente tem esse pensamento que a licença é férias... Gente licença não é ferias, é um período de extrema necessidade para o bem estar do bebê e da mãe, assegurado por lei.  Voltando ou não a trabalhar fora.

3 comentários:

  1. Apressadinha, kkkkk.

    Pois é né Cláudia, tem gente que pensa isso. Às vezes a própria pensa! Uma vez uma colega me disse que não ia tirar férias no mesmo ano porque já tinha ficado 4 meses em casa. Hã? Fala sério, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Licença maternidade não é férias mesmo e o tempo é curto demais!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sabe que até eu achava que minha licença seria férias, achava que depois que o bb nascesse eu iria aproveitar para ler todos os livros parados, achei que organizaria aquele armário cheio de papéis e até visitaria parentes com meu bb em seu lindo carrinho, como em um filme, ahahaha.
    Ledo engano, aprendi na prática exatamente tudo isso que descreveu e de férias, não teve nada, rs.
    Bjus, saudades ;)

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir