Seguidores do blog... Adoro!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pó Nutritivo

E depois de um fim de semana com feriado, nada melhor que uma dica saúdavel, porque nao sei o de voces, mas eu comi muiito :p

Certamente já ouviram bem da "dona" linhaça, mas falar bem é pouco, ela é poderosa!
Aqui em casa usamos todos os dias, a Aimêe desde os 4 aninhos já se acostumou e coloca uma colher da linhaça no fundo do prato e come com o almoço... a Maite tbm já ta no mesmo caminho.
Como eu faço, pego a linhaça, que pode ser encontrada em qualquer supermercado, coloco o suficiente p/ semana, direto na frigideira e deixo esquentar até que elas começam a pipocar, coloco no liquidificador pra triturar e pronto, feito a farinha de linhaça é so colocor onde vc quiser.... eu coloco no almoó, ponho o feijao por cima e ta feito, mas pode por na salada, suco, sopa...
E aí pode inventar outros pós nutritivos, misturar a semente de gergilim com a linhaça, quinoa, aveia.... fica ótimo!

Então, não custa muito ser saudável, é só começar, e como tudo a gente promete na segunda-feira, a hora é essa. Boa semana a todos.



Pra quem quer saber mais sobre a linhaça, eis aqui:

A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida.

Utilizada no Oriente desde a antiguidade a linhaça já era sinônimo de proteção. Com o passar dos anos e o avanço nas pesquisas ficou comprovado sua eficácia para proteger a saúde.
A linhaça é boa fonte de fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, do complexo B e nos minerais potássio, magnésio, fósforo, cálcio, zinco, manganês e selênio.

Principais ações da linhaça no organismo:

Ácidos graxos Omega 3

Reduzem o colesterol total e o LDL, e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. O óleo de linhaça é fonte de ALA (ácido alfa linoléico) que previne a hipercolesterolemia, trombose e ainda reduz a agregação plaquetária. O ômega 3 inibe a formação de mediadores pró-inflamatórios.

A ingestão do óleo é uma alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal. Reduz a inflamação ocular, alivia, ainda, sintomas da artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus. Indicado para peles secas, manchas, acne, espinhas e eczema. Sua ação antioxidante o torna potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico.

É ainda coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.

Lignanas

Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas, que desempenham importante papel no equilíbrio hormonal.

Contribuem para a manutenção da saúde óssea e também na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da TPM e menopausa e na prevenção ao surgimento de câncer de mama. Também têm efeito protetor contra câncer de próstata.

Fibras

Auxiliam no controle da glicemia e das taxas de colesterol sanguíneo, diminuindo o risco de diabetes e doenças coronarianas. Previnem e reduzem o risco de câncer de intestino e a incidência de obesidade. Ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada.

A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a disponibilidade dos seus nutrientes.

A linhaça dourada cresce em climas mais frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. Por ter a casca mais fina, os nutriente são mais facilmente utilizados pelo nosso organismo.

Para aproveitar todos os benefícios que a linhaça oferece, seja marrom ou dourada, as sementes devem ser trituradas, dando origem a uma farinha que pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra ou ainda adicionada a comida ou sucos.
A linhaça está disponível no mercado na forma de semente, farinha, óleo e cápsulas de óleo e também na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos e granolas.

Dicas para consumo da linhaça:

- Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e não sofre digestão no trato gastrointestinal.
- Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Outra opção é germiná-las, deixe as sementes em um pouco de água da noite para o dia.
- Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias.
- Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.
- Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.
- É possível trocar um ovo pelo gel de linhaça. Colocar três colheres de sopa de semente de linhaça em meio copo de água deixar de molho por quatro horas e adicionar na receita em substituição ao ovo.
- É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça.
- Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de três colheres de sobremesa de linhaça por dia.

Fonte: Flávia Morais - Nutricionista da Rede Mundo

4 comentários:

  1. Oi amiga... aqui em casa tbem faço uso da linhaça! Marido olha com cara feia, mas eu acho uma delícia misturar essa farinha na comida! hehehe. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, comigo até explodir nesse feriado, preciso começar uma mega dieta urgente, com corrida na esteira e muita linhaça, rs.
    Adorei a dica da farinha eu usava ela inteira ;)
    Estava sumida porque aconteceram coisas surreais nesses últimos dias, rs. Agora estou de volta.

    Bjus

    Rafa


    Claudia, retire essas letras de confirmação, tem dias que as letras são péssimas de entender e hoje ela está com algum erro e não consigo comentar, dei um f5 e vamos ver se agora vai.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia dessas letras de confirmação, rsrs. Retirando, valeu Rafa!

    ResponderExcluir
  4. OI Claudia, muito bom saber de todo esse poder da linhaça. Eu uso aqui em casa por recomendação da nutricionista, mas nem sabia de todos esses benefícios.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir