Seguidores do blog... Adoro!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Keep Calm and Use Panela de Pressão

Quando eu casei eu não sabia nem fritar um ovo, e se hoje, não sou nenhuma chef de cozinha, mas modestia a parte eu cozinho bem e sei me virar.
Na minha adolescencia eu não demonstrei interesse com as panelas e nem minha mãe em me ensinar, e depois tive que aprender na marra, não foi fácil! Até pra fazer arroz eu lia as instruções no pacote e ainda ficava com medo de errar!!
Pois bem, sei que tem muitas mulheres também estão nessa situação, recém casada ou recem mamãe... então vou explicar passo a passo alguma dicas domésticas e culinárias que podem te ajudar no dia a dia.

Panela de pressão: as mais temidas das panelas, até explode!! Nem pensar. Minha panela de pressão ficou na caixa por 4 anos e só tomei coragem quando precisei cozinhar pra minha filha e pro meu marido. Queria fazer feijão e que não demorasse muito, lembrei da monstra (kkk) e tomei coragem. E confesso, a minha tá bem usada, até feinha, mas é uma beleza... cozinho o feijão, aipim, faço sopa, arroz integral. Tudo mais rápido, fica tão gostoso quanto e sempre bem cozido, além de economizar no gás de cozinha ;)
Aí pensei, como eu queria saber usar a panela de pressão sem medo... aí vai então as minhas dicas:

Encare como uma panela comum e não uma bomba.... ela não vai explodir do nada!!


Como usar a panela de pressão com FOTOS!!

Primeiro passo: se a panela que você vai usar não é nova ou não é sua, primeira coisa que devemos observar é a borracha que fica em volta da tampa, deve estar bem firme na tampa, sem estar gasta.



Se essa borracha estiver bem colocada, não terá nenhum acidente, porque a panela estará bem vedada.

Segundo passo: Coloque o que você vai cozinhar na panela, por exemplo, o feijão. Eu cozinho sempre metade do pacote de 1 Kg, (antes deixo o feijão coberto na agua quente por 20 minuto). Coloque o feijão na panela e coloque água, até que cubra o feijão, não mais que a metade da panela, porque daí vai ficar aguado e ruim de fechar a panela. Se você gosta de linguiça calabresa, corte em rodelas e já coloca junto.

Terceiro passo: Fechar a panela de pressão, se você tentar colocar a tampa como uma panela normal, vai achar um pouco dificil, então posicione a tampa de frente pra você, de lado na panela, ela entra certinha sem se machucar, rs.





Bem fechada, agora ligue o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos e o feijão vai ficar bem macio, depois coloque sal a gosto, eu coloco uma colher bem rasa, não gosto muito de sal.

Quarto e último passo: Depois de 30 minutos, desligue o fogo, porém o vapor ainda está na panela, e agora como abrir??? Você nunca deve tentar abrir a panela de pressão sem certificar-se que ela ainda esteja com vapor, então a dica que eu dou é: leve a panela fechada embaixo da torneira, imediatamente ela sai todo o vapor, pode abrir sem medo.



KEEP CALM
AND USE
PANELA DE PRESSÃO

Gostaram?? Semana que vem eu conto mais das minhas aprendizagens de dona de casa de primeira viagem ;)

4 comentários:

  1. nossa vou te contar, qdo casei tambem morria de medo da panela de pressao. o duro eh q meu marido nao vive sem feijao e eu tinha q dar um jeito. como primeiro fomos morar juntos e fazer um test-drive rsrsr, eu ainda nao tinhaganhado minha panela ainda, ai minha mae me emprestou uma das q ela tinha e usei durante 7 meses ate ganhar a minha. so q nao! nao era eu q usava, era meu marido q fazia tudo nel kkkk. morria de medo, um pavor!
    mas agora ja perdi o medo e faço de tudo nela. desde feijao à bife role, estrogonofe, cozinho todo tipo de legume nela...
    e tb digo a vc: agora ate q sou uma cozinheira de mão cheia rsrsrs. bjsss

    ResponderExcluir
  2. ahh eskeci de dizer, eu tinha mto trauma da panela de pressao pq uma vez minha sogra estava cozinhando o feijao e ela explodiu no rosto dela. um horror!

    ResponderExcluir
  3. OIClaudia, eu também tinha medo da panela de pressão. A primeiravez que usei foi parafazer um doce de leite cozinhando a lata de leite condensado. Não tive problema com a panela, mas não esperei a lata esfria e abri. Nossa, jorrou leite condensado pea cozinha toda, até no teto. Por sorte não me queimei. Hoje já sou menos atolada na cozinha. kkk
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muitos boas as suas dicas! Tenho pavor de panela de pressão, mas estou prestes a me casar e consciente de que terei que perder este medo. Colocarei todas as suas dicas em prática...hehehe.

    ResponderExcluir