Seguidores do blog... Adoro!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A mesa para a ceia

Pra mim, nada mais aconchegante que uma mesa bem arrumada. E por isso, na noite da véspera de natal em que reunimos a família para a ceia mais especial do ano, vale a pena caprichar.

Como esse ano vamos receber mais pessoas do que o ano passado, vou precisar alugar mesas com cadeiras, como não tenho toalha suficiente, vou utilizar jogos americanos e nas mesas alugadas (plástico) vou usar toalhas ou de repente tnt vermelho que se sujar não vai fazer mau, hehe.

Uma mesa bem arrumada não significa constranger seus convidados, eu por exemplo, não vou encher de talheres nem de copos, afinal não tem necessidade. O que eu procuro fazer é colocar as louças e talheres de maneira prática e sofisticada.

Quanto a toalha, tem uma mais linda que a outra, tem aquelas impermeabilizadas que não molha se alguem por descuido deixar líquido cair sobre ela, tenho uma e funciona. Acho a toalha mais aconchegante, mas se for muitas mesas, o jogo americano fica muito bonito além de prático.

Como dispor os talheres:
Facas e a colher de sopa sempre ficam do lado direito do prato, enquanto os garfos são colocados do lado esquerdo. Dois critérios regem a sequência em que os talheres são dispostos à mesa: o cardápio e a ordem de uso. Se no menu estiverem previstos carne vermelha e peixe, deverá existir talheres apropriados para cada prato.
Seguindo a norma da etiqueta, primeiro se serve a sopa, depois o peixe e por último a carne. Então, de acordo com a ordem de utilização, são dispostos no sentido de fora para dentro do prato. Ao lado direito do prato está a colher de sopa, em seguida a faca de peixe (que não possui serra) e a de carne. Do lado esquerdo, o garfo da entrada, o de peixe e, mais perto do prato, o de carne.

Já que, na ceia aqui de casa, não tera peixe, vou utilizar somente faca e garfo, de maneira que é simples: garfo no lado esquerdo e faca no lado direito (com a serra virada para dentro), pode usar um talher em cada lado ou ao lado do outro seguindo a regra garfo (esquerdo) faca (direito), viu fácil.

Para a sobremesa:
O talher da sobremesa deve ser disposto acima do prato. Cada talher de sobremesa tem um uso específico.
A faca deve ser usada somente quando tiver alguma fruta. O garfo para sobremesas secas, frutas, tortas, bolos e também para auxiliar a colher em algumas sobremesas.
A colher deve ser usada quando servir doces, mousses, gelatinas, sorvetes e sobremesas com calda.

Os copos também tem seu lugar, fica no lado direito em diagonal. A figura explica melhor ;)

Como diz a regra de etiqueta:




Agora como eu fiz:





O principal não é copo de cristal, parto de porcelana ou guardanapo de linho, e sim, o carinho que você prepara a mesa e a ceia para sua família e amigos.

Durante o mês de dezembro eu postei curiosidades e dicas sobre o natal, espero que tenham curtido. Bom natal a todos.

4 comentários:

  1. Concordo em gênero, grau e número! O que importa é o carinho com que você prepara sua casa pra receber as pessoas! E adorei sua forma de arrumar a mesa! Feliz natal pra você e toda sua família!

    ResponderExcluir
  2. Que mesas lindas!!! Fica aconchegante sim e, com carinho melhor ainda!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Farei a ceia aqui este ano, porém vou colocar num ármarinho os talheres, pratos e copos, como são muitas crianças estou com medo de quebrarem tudo já que são alugados, não tinha quantidade suficiente para os convidados rs.
    Para as crianças aluguei um pula pula rs.
    bjus e Feliz NAtalllll

    ResponderExcluir
  4. Tudo lindo!vc sempre com um super carinho e cuidado com tudo.Bjs e um Feliz Ano Novo.Jamile.

    ResponderExcluir