Seguidores do blog... Adoro!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Enfeites para a árvore de natal

Para deixar o natal ainda mais bonito e especial nada melhor que enfeitar a árvore de natal. Quando eu era criança, lembro que era uma festa a hora de montar a árvore, que na verdade, eu nunca chamei de árvore e sim Pinheirinho, se minha mãe falasse que ia comprar uma árvore de natal, certamente ia pedir pra ela não comprar ma árvore e sim um pinheirinho.
Nós sempre faziamos natural, o que já era divertido sair pra comprar... tinha um senhor perto da casa da minha avó que plantava esses pinheirinhos, depois de escolher, colocava o pinheiro no porta malas do carro e vinham contente pra casa, loucos pra enfeitar.
Por ser uma árvore natural, ficava plantado numa lata, agora pensa no trabalho o-O, mas não lembro da mãe reclamar!
Lá nos anos 80, os enfeites também eram diferentes, as bolinhas de natal (pelo menos lá em casa) eram aquelas de vidro, com forma de losango e aquelas com um embitudo na vola com cor diferente, essas eram as especiais. Agora imaginem, como era de vidro, cada natal era um preju, pra montar até que a gente cuidava pra não quebrar, mas na desmontagem, xiiii.
Eram bem coloridas, eram bolas vermelhas, azuis, prateada, dourada, rosa e verde. As luzes também era pisca-pisca com luzinhas coloridas. Pra dar um charme, minha mãe colocava bolinhas de algodão nos galhos pra fazer de conta que era neve. Quero ver se acho uma foto dessas pra colocar aqui ;)
Hoje tem uma infinidade de opções de enfeites, mas sabiam que os enfeites tradicionais tem o seu significado? olha só, pesquisei no google e encontrei:

AS CORES DO NATAL!As cores alegóricas de Natal estão em vermelho e verde.
O Vermelho simboliza o sacrifício do Salvador da humanidade.
Verde é a cor do pinheiro, que com suas pontas voltadas para o céu, representa a luz e a vida eterna.

AS ESTRELAS DE NATAL!A estrela representa os três Reis Magos, guiados por elas. Simboliza
o anúncio do nascimento de Jesus, a brilhar esperança da humanidade.
A estrela é o brilho eterno nos corações, e o interno de todas pessoas!

OS SINOS DE NATAL!Os Sinos chamam-nos a adorar, e lembrar-nos de o anúncio
jubiloso angelical do nascimento de Cristo aos pastores.
É o som do Natal, pois ao ouvir os sinos lembramos do Papai Noel, das renas, e da infância cercada de sonhos e encantos.

AS VELAS DE NATAL!As Velas de Natal são para cristãos o significado da Fé, acender velas lembram-nos que Jesus é a luz do mundo, a luz que devemos seguir. A Luz do caminho do amor universal.

AS GUIRLANDAS DE NATAL!As Guirlandas ou Grinaldas no Natal simbolizam a coroa de flores, o círculo que nunca deixa terminar o amor de Deus. No Natal as grinaldas são tradicionalmente feitas com galhos secos de pinheiros no círculo inicial e depois enfeitada com outros simbolos. Simbolizam a Vida.

AS MEIAS DE NATAL!Meias Natal tiveram conhecimento de acordo com um velho conto, em que três meninas pobres que estavam na extrema necessidade de dinheiro para comprar os seus dotes de casamento, haviam colocado suas meias penduradas para secar pelo fogo de uma lareira. São Nicolau – nosso primeiro Santa Claus, Papai Noel ficou sabendo de suas necessidades, e deixou uma moedas de ouro em cada meia.

E com vocês, o pinheirinho era diferente dos de hoje ou não??






Semana que vem será sobre o presépio!

4 comentários:

  1. Natal é mágico.... pra qualquer idade. Eu particularmente Amo essa época. Depois que o Netto nasceu, ja ulilizamos vários "enfeites" para o pinheirinho.... ja fizemos com fotos da família, de anjinhos e até de chocolate... Ficaram lindas....
    Super beijo
    Bina
    http://maede2meninos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ai acho lindo enfeitar a arvore *.* sou pagã, mas nao quero privar o filhote do natal, nós temos nosso proprio simbolismo pra arvore e tudo mais e quando for a a hora vou ensinar e postar no blog quando montarmos a arvore, adoro esse ritual, o natal nos faz nos sentir tão bem ja percebeu?

    O selinho pode pegar aqui: http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img341/229/selinhobel.jpg

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber dos significados dos enfeites, eu adoro casa decorada com enfeites de natal! Acho que deixa com um ar mais harmonioso!
    =D
    bjobjo

    ResponderExcluir
  4. Que época mais gostosa! Tbem lembro com saudade de quando eu era criança e a gente ficava eufóricos para a montagem da árvore de natal e para enfeitar a casa com os piscas-piscas. Quero que a Luisa vivencie todo esse encanto tbem. bjo

    ResponderExcluir