Para os cristãos o presépio simboliza o nascimento do menino Jesus, uma criança que nasceu humildemente envolto em palhas e panos, numa estrebaria, e veio ao mundo para salvar os homens do pecado. Essa é a forma mais tradicional de simbolizar o grande acontecimento que ficou gravado na historia da humanidade. Por isso que no Natal, o presépio é a principal imagem que deve ser colocada em baixo da àrvore representando o verdadeiro amor, perdão, vida e salvação.
A palavra presépio significa, curral, estábulo “lugar onde fica o gado”. Os cristãos já comemoravam o nascimento do menino Jesus desde o século III, mas a tradição do presépio, como é hoje, originou-se no século XVI. Antes dessa data, o nascimento de Jesus era representado através de mosaicos no interior das igrejas e dos templos no século VI. Só no século seguinte que foi construída a primeira gruta no Ocidente, mais precisamente em Roma. Mas foi São Francisco que teve a ideia de esculpir imagens em barro para representar o nascimento de Jesus. Desde essa época os presépios começaram a fazer parte da decoração natalina.
O presépio é representado por várias figuras que são: o menino Jesus, Maria, José, os pastores, animais e os três reis magos que vieram do oriente para prestigiar o nascimento do Messias. São personagens da história mais conhecida pelo mundo, história essa está escrita no maior livro, que é a Bíblia Sagrada. Para muitos, o presépio de Natal é apenas mais um artefato de comércio e acabam esquecendo da sua real importância.
Agora permaneçam no espirito natalino para não me sacanear, hehe, mas dão uma olhada nesse presépio vivo.... olhem o anjo de veste branca ao lado direito, bronzeado do sol, de cabelos escuros e compridos...tcharã soy yo! sim já fui o anjo Gabriel, entrei cantando e tudo. Os anjos nem sempre são loiros e de cabelos cacheados né, kkkkk.
Acho o presépio lindo!
ResponderExcluirEntão esses cabelos são de mentira, kkkkk.
Bjs!
Eu não tenho espaço para montagem de presépio aqui em casa, mas fica na minha estante um pequeno presépio em madeira que ganhei da minha mãe! Fica alí o ano todo e sempre que olho para ele é como se estivéssemos nessa época do ano. Estou adorando essa série natalina aqui no blog. bjo
ResponderExcluirPresépio é com certeza o símbolo mais bonito e verdadeiro do natal....
ResponderExcluirVixxxxx eu também ja fui anjo de presépio kkkk
Super beijo
Bina
http://maede2meninos.blogspot.com.br/
Ai que gracinhaaa! Pra mim anjos não têm definição de estereótipo! Eles vêm de várias formas! Adorei ver vc de anjinhooo!
ResponderExcluirbjobjo
Morri com esse seu bronzeado? Como assim?! Eu nunca consegui ficar moreninha assim, rs. Tá linda, tá angelical, rs.
ResponderExcluirAdorei a história do presépio, não conhecia =)
Bjus
Rafa
Rafaelando
Mentiraaaa, é você, nem imaginaria uhauahua que graça!!!
ResponderExcluir