Seguidores do blog... Adoro!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Volta às aulas

Volta ás aulas é sempre um motivo de alegria e também apreensão. Afinal é tudo novo de novo, professora nova, sala nova, assunto novo, fim de férias... 

O fator mais preocupante para nós pais talvez seja a adaptação de quem tá indo pela primeira vez, por isso uma dica importante é sempre passar confiança para a criança, mostrar que o ambiente escolar é muito bom pra ela e que você está feliz com isso, e que no horário marcado estará lá para buscá-la.

Antes mesmo de começar as aulas é importante um contato prévio com a professora do seu filho, conversar sobre questões básicas sobre comportamento, preferencias, expectativas. Assim como do lado da Instituição que deixará você a par dos projetos, de conhecer a professora pessoalmente e com isso ficará ainda mais confiante na sua decisão de deixar seu filho lá.  E se a primeira impressão é a que fica, foi tudo bem, conversei na sexta-feira antes de começar as aulas, adorei a professora, atenciosa e muito querida. Fiquei satisfeita.

Lista de material comprada, mochila pela décima vez organizada pela Aimêe, conferiu os cadernos, lápis e afins, e chegou o dia!!
Estava bem ansiosa e animada. Quem levou ela no colégio foi o pai. Eu queria ter ido, mas a Adele tava com sono, a Maitê também não quis ir, então fiquei. 

Voltou animada, cheia de coisas para contar. Agora começa :D



Seu filho vai para a escola, veja algumas dicas para facilitar a adaptação:

Sei que é difícil mas as despedidas devem ser firmes e rápidas: um beijo, um aceno, ou simplesmente um “até breve”, pois, dessa forma, a criança percebe que os pais confiam nos profissionais e na Escola. Com a continuidade da adaptação, é importante que a despedida aconteça de maneira natural e carinhosa (nunca saiam escondidos) para que a criança sinta-se segura no ambiente escolar.

Nos primeiros dias de aula, procure fazer com que a criança entre andando na escola, ao invés de trazê-la nos braços.   Isso ajuda na hora da separação.  

Procurem demonstrar para a criança que vocês gostariam que ela ficasse na escola e conhecesse seus novos amiguinhos, sua classe, os professores.

Tente não se atrasar (especialmente nos primeiros dias) no horário de buscar a criança. É importante cumprir os horários estipulados pela Escola.

Evite comentários sobre as dificuldades na adaptação (se ela existir) na frente da criança.

Algumas crianças poderão ficar bem nos primeiros dias (novidade da primeira semana, curiosidade inicial), mas depois é muito comum que as crianças apresentem dificuldades e resistência em permanecer na Escola. Isso é normal e esperado, pois elas começam a sentir a separação dos pais e as mudanças enfrentadas. O importante nesse momento é levá-la todos os dias à Escola, mesmo ela que permaneça por um curto período de tempo. Estabelecer uma nova rotina exige paciência e muita persistência. É muito importante não negociar a permanência da criança na Escola em troca de concessões, ou presentes.

É de suma importância que a família também se prepare para o período de adaptação. Preparar, organizar e garantir a tranquilidade e confiança necessária aos momentos que antecedem, até a chegada à Escola, contribui para que a criança adapte-se progressivamente ao novo ambiente e às novas experiências. Portanto, seja forte e decidido!

O essencial para cada criança não é necessariamente a quantidade de tempo que ela passa ao lado de seus familiares, e sim o amor, a dedicação e a responsabilidade de construir seu caráter, sua educação, seus valores e de forma segura e com qualidade.

Nesse período de adaptação, qualquer que seja o problema ou dúvida, procure a direção da Escola para que possamos esclarecê-la, uma vez que a atenção dos professores estará total e exclusivamente voltada às crianças.

É previsível e normal a dificuldade de adaptação, o choro, etc. Mas não mediremos esforços para assegurar o apoio e o carinho necessário para que seu filho supere com naturalidade esse momento.


Fonte: http://www.escolaprimeiraopcao.com.br/dicas/27/adaptacao-escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário