Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Yoga Para Parto

Começo 2018 com um assunto pra lá de relaxante: YOGA! Um yoga um pouco diferente do que conhecemos, o YPP - YOGA PARA PARTO, direcionado para gestantes que desejam se preparar física e emocionalmente para parir de modo natural.

Numa conversa bem descontraída com a Maria, que é praticante e fez o curso de YPP, ela me contou um pouco sobre a prática, a função e os benefícios da yoga para o parto. Confiram!

O YPP, além da prática física (posturas/ásanas) e dos exercícios respiratórios (pranayamas), permite à gestante conectar-se com seu corpo e com o seu bebê e tomar consciência de que o parto é uma construção diária ao longo de toda a gestação.

A prática (sadhana) visa, em cada trimestre da gestação, um foco específico, que passa pela aceitação e contemplação da gravidez, fortalecimento físico e pela entrega do corpo à gravidade durante o trabalho de parto.

principal função do YPP é auxiliar a gestante a construir o seu trabalho de parto, por meio do preparo físico (fortalecimento, principalmente dos músculos do assoalho pélvico*) e psicológico (empoderamento, realização de técnicas de respiração, vocalizações e  relaxamento)..

Os homens também são convidados a participar da prática, afinal, não basta ser pai... tem que participar! Nas aulas de casais as posições são feitas pela dupla, dando a oportunidade aos papais de saberem como auxiliar suas parceiras durante o trabalho de parto. Muitos homens sentem muita satisfação nisso. São quatro aulas que acontecem no final do terceiro trimestre da gestação. É lindo! É sagrado! É a sagrada família!

Os benefícios do YPP são muitos. Manifestam-se, principalmente, pela preparação do corpo e da mente para o trabalho de parto natural, pelo fortalecimento da conexão da gestante com seu bebê e pelo empoderamento dessa mulher, estimulando-a a confiar na natureza perfeita do seu corpo.


Quem e Quando praticar YPP: Aconselha-se 2 vezes por semana, desde o início da gestação até as 36 semanas. Toda a gestante que já tem o hábito de praticar algum exercício pode fazer. Caso, você não pratique nenhum esporte ou atividade física, consulte seu médico antes.

Vale lembrar a importância de escolher um profissional de yoga habilitado para ministrar aulas de YPP.

Sabemos que nada garante que você terá um parto normal, mas a prática de yoga para o parto lhe ajudará a restabelecer um equilíbrio interno, promovendo uma gestação saudável e confiante. Você se sentirá, no mínimo, acolhida e compreendida por um grupo unido e empoderado por uma causa em comum – parir como uma Deusa!

E vamos a mais um ano, com muitos pensamento positivos, amor e gratidão! Namastê! ;-)






* O assoalho pélvico é composto por músculos que sustentam os órgãos pélvicos (útero e bexiga). Os músculos que fazer parte do assoalho pélvico são os que circundam a uretra, a vagina e o reto. Estes músculos, além de auxiliarem na função intestinal e urinária, também ajudam na atividade sexual e no trabalho de parto. 


** Dica de livro para quem deseja construir o seu parto natural: Quando o Corpo Consente. Marie Bertherat, Thérèse Bertherat, Paula Brung. Ed. Martins Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário