Sim, passa muito rápido! A Adele fez 6 meses dia 02 e a moleza acabou... digo isso porque até então eu só amamentava, alimento pronto a qualquer hora, mas chegou a hora de comer para poder crescer :)
Em condições normais, se a Adele tivesse bem no peso e altura começaria com frutas amassadas e suco de laranja lima e depois introduzia o salgado (batata, cenoura, abobora...) só que na última consulta com a pediatra, ela tinha ganho pouco peso e crescido pouco, por conta disso resolvemos introduzir papinhas doces e salgadas junto e um mingau pra dar aquele reforço, tudo sem substituir as mamadas.
Comecei comprando uma mamadeira pequena pra dar o suco, mas não teve jeito dela conseguir sugar na mamadeira e aí acabei dando o suco na colher, tomou tudo e nem fez cara "feia".
Depois dei banana branca bem amassada e também gostou, e aí o mamão papaya, pera, maça importada e não reclamou de nada, quer dizer o mamão ela não curtiu muito, fez " não não" com a cabecinha rsrs.
Quanto ao salgado: fiz um purê de batata, noutro dia fiz cenoura, caldo de feijão, tudo sem sal e bem cozido. Ela é boa de boca, acho que tava querendo comer mesmo! Com tanta novidade de sabor o número 2 (coco) também mudou, rs. No primeiro dia ficou um pouco "trancada" pra quem ainda não entendeu, resumindo: não conseguia fazer coco, rs.
Fiz uma papinha doce ( ameixa com maça) além de gostosa foi tiro e queda. Vou deixar as receitas (caseiras) simples e fáceis para quem quiser anotar, principalmente as mamães de primeira viagem ;)
As primeiras papinhas são bem simples, o segredo é comprar frutas e verduras de qualidade, lavar e cozinhas bem. O ideal, no início, é não misturar muitos legumes e verduras pra que o bebê se acostume com o sabor de cada um individualmente, depois sim pode misturar.
Vamos as primeiras refeições da Adele:
Purê de batata
01 batata salsa (baroa)
Cozinhar até ficar macia amassar bem com o garfo pra chegar numa consistência adequada pode adicionar leite materno ou artificial
Papinha de cenoura
1/2 cenoura
cozinhar até ficar macia amassar bem com o garfo pra chegar numa consistência adequada pode adicionar leite materno ou artificial
Pode fazer o mesmo com a abóbora, ervilha, lentilha.
Papinha doce (fruta): Nada melhor que a fruta in natura, mamão papaya, banana branca, maça Argentina (importada), pera (daquelas + macias) e suco de laranja lima.
Primeiramente essas frutas são as que primeiro oferecemos por serem naturalmente doces e não ácidas. Depois de experimentar cada uma, também podem fazer misturinhas. Minha primeira misturinha foi papinha doce, veja a receita:
Ameixa com maça
06 ameixas pretas
1/2 maça
1/2 xícara de água, ou o suficiente que cubra até a metade das frutas
Cozinhe com água uns 10 minutos
Depois bata no liquidificador e pronto
Eu adicionei uma pitada de quinoa, se quiser pode colocar uma colher de flocos arroz com aveia.
Com a papinha salgada, não fez cara de quem não gostou mas também não comeu muito, então acho que vou fazer uma nova mistura com o caldo de feijão que ela comeu melhor, mesmo assim fica a receita:
100 gr de ervilha
1/2 abobrinha
1 folha de hortelã
cozinhe no vapor até ficarem macias amasse bem pronto.
Fiz a foto especialmente para blog, chique né! Depois foi direto para o pote de vidro e geladeira. Ah, quando sobra é melhor congelar ou manter na geladeira até 24 horas.
Uma dica super legal, pra quem ainda não conhece o blog da Thais Ventura " As Delícias do Dudu e da Annie" tem receitas saudáveis para bebês e crianças. Recomendo ;)
Diário da mamãe que tá na internet para contar sobre a rotina de mãe, tornar o pouco de tempo que ainda sobra mais divertido e quem sabe poder ajudar outras mamães com minhas histórias.Ter uma família é tudo de bom, mas nem sempre é tão fácil quanto parece. Rotina, filhas, erros, acertos, troca de experiência de uma mãe que virou blogueira.
Seguidores do blog... Adoro!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário