Seguidores do blog... Adoro!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Seu filho anda dormindo mal do nada? Alerta, algo pode estar lhe incomodando.

Vou começar com um provérbio chines, desses do biscoitinho da sorte que a Aimêe tirou no início do mês passado: "Não diga tudo o que pensar, mas pense antes de falar".

E brincando de apresentadora do Bom Dia e Cia, ela ficava repetindo essa frase, que talvez nem entendia ao certo o quer queria dizer, mas o fato foi que ela repetiu tanto que eu fiquei com essa frase na minha cabeça.

Semana retrasada, meu marido estava viajando à trabalho, consegui manter a rotina, embora o pai não estando em casa já muda, mas estava tudo sob controle. O pai retornou no fim de semana e semana passada já teve um feriadão e aí sim rotina por água abaixo...

Na sexta-feira a noite a Aimêe foi de madrugada para o nosso quarto, coisa que não tinha feito desde o quarto novo. No outro dia falei que é ruim ela dormir na nossa cama que fica desconfortavel pra ela inclusive e tal.... No domingo, meu marido ouviu um barulho no quarto delas, já era perto da meia noite, foi lá e ela estava sentadinha na cama meio que chorando... levou ela pro nosso quarto e dormiu lá...

Ontem a noitinha depois que chegou da aula ela me disse: mãe depois eu quero falar com vc no meu quarto. Tá bom eu disse, vamos tomar café e depois tu me fala.

Levei umas roupas que eu tinha pra dobrar, chamei ela e perguntei: a gente pode conversar aqui no meu quarto? tá bom ela respondeu e foi logo falando pausadamente:
Mãe..., tu disse que se um dia eu quisesse trocar de escola era pra eu te falar né, então, acho que eu quero...
Na mesma hora já me deu um frio na barriga, um pensamento do tipo, aí vem bomba, mas com a maior cara de paisagem do mundo eu falei: por que filha? aconteceu alguma coisa na escola? Não ela disse. Insisti e falei que estavamos conversando e que eu sempre vou tentar ajudar. Aí retomei o assunto e perguntei: o que aconteceu pra que você decidisse sair da escola? Ainda assim ficou  quieta. Dei um tempo e reformulei a pergunta: o que mais tá ruim pra vc: a professora, os amigos, alguma matéria? É acho que os amigos mesmo, ela respondeu.
Aí lógico, algo tinha acontecido e durante a conversa ela disse que uma amiguinha falou que a lancheira dela era feia, e num outro dia a turma não se comportou e ficaram sem recreio. Sei que ela é bem comportada e sei que ficou chateada de pagar por uma coisa que não fez. Bem vinda ao mundo real minha princesa.
Talvea em outros tempos minha mãe diria: fala que a lancheira dela também é feia, do tipo deu um tapa, bate... já ouvi muito disso, mas nunca resolveu os problemas; então como quero um mundo melhor pras minhas filhas, resolvi começar por aqui mesmo e expliquei: Filha, se é só por isso, trocar de escola não vai resolver, afinal as pessoas tem opiniões e gostos diferentes. Sua amiga achou sua lancheira feia, e você acha sua lancheira feia? Não, ela me disse. Então pronto. De repente outras meninas também acham sua lancheira bonita e outras não. Aí lembrei da frase que eu citei acima e disse: viu filha as vezes temos que pensar antes de falar, pra que falar que achou algo feio, não precisa né... talvez sua amiga ainda não tenha lido essa frase, falou sem pensar, sem querer. Mas é normal, nunca vamos agradar a todos, mesmo mudando de escola. Essa foi minha explicação na hora!

Parece que ela entendeu porque antes de dormir ela me disse, mãe aquele negócio de trocar de escola, acho que eu não quero não. Eu abracei ela e disse que tudo bem, que ela é uma menina muito inteligente.

E essa noite ela dormiu bem, acordou empolgada, brincou com a Maitê. Um alívio pra mim.

Hoje lendo um post no blog do Recando das Mamães blogueiras, li que um dos sintomas das crianças que estão com algum problema é a insonia, além de outras dicas que deram, mas na hora caiu a ficha, lógicooo, não era coincidencia da rotina quebrada era esse pequeno conflito na escola!! Agora vou ficar esperta, quando a insônia bater é hora de conversar ;)

Por isso é bom estar sempre presentes e alertas na alteração de qualquer comportamento dos filhotes, as vezes, estão precisando de ajuda, por menor que seja.

Eu me senti a mãe de verdade, primeiros conselhos, conversa, tô tão feliz dela me procurar pra conversar, espero que continue assim.

7 comentários:

  1. Se a gente pudesse evitaria todo e qualquer sofrimento aos nossos filhos né? Mas não dá...o jeito é ajudar então. Achei super fofo a Aimêe te chamar pra conversar. Que seja sempre assim...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia saber que ela confia em você... acho que o melhor presente que poderemos receber é a "amizade" dos filhos.... Parabéns pra você, que sim... ta sendo uma super mãezona... E é sempre bom ficarmos atentos ao comportamentos dos nossos filhotes...
    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Também acho muito importante ficarmos atentos as reações do nossos filhos.
    Que bom que a Aimêe confia em você e te chamou para conversar... Acho linda essa amizade e confiança entre mãe e filho!
    Parabéns, mãezona!!!

    Beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que minha sobrinha está mais madura que eu imagino, pois ainda é uma criança. Mas meu conselho de tio e pai de 2 meninos... acho que ia ser diferente. Primeiramente mandar ele perguntar se ele tem espelho em casa e dar uns tapas na orelha desse infeliz. Mas é por isso que as coisas acontecem com na hora certa e com as pessoas certas. Parabéns mana seu tratamento com essas princesas é show...

    ResponderExcluir
  5. Que legal, amiga... você conseguiu contornar a situação através do diálogo. Tenho certeza de que esse foi o primeiro passo para uma amizade sincera entre mãe e filha. Sua filhota vai ficar mais tranquila em saber que pode contar com a mãe nos momentos de apuros. bjo

    ResponderExcluir
  6. Quem anda com insônia sou eu... tenho demorado muito para dormir, rs. Fico rolando na cama e se acordo de madrugada demoro para voltar a dormir e de manhã estou podre, kkk.
    Agora que já desabafei das minhas noites, rs. Eu fico feliz que tenha conseguido um bom resultado, eu aqui em casa tbm tenho esse canal com a Isa e sempre fico cutucando para saber sobre o dia dela na escola para captar o que está acontecendo na vidinha dela ;)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  7. Super importante!!
    Adorei a forma que vc agiu tenho certeza que ela sempre ira te procurar pq demostrou confianca e sabedoria!!!
    Parabens mamae pela bela atitude!!!


    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir